20 outubro, 2007

Depois dizem que backup não vale a pena...

Muitas pessoas se perguntam se fazer backup(ou "cópia de segurança", se você prefere o bom português) vale a pena. Eu digo que se os dados têm uma importância(não importa de qual ordem), sim, vale a pena. Mantê-los atualizados também. Digo isso por experiência própria.

Em uma das minhas "arrumações" dos dados em meu HD, acabei deletando uma partição com tralhas que vinha juntando a uns 3 anos. Pra piorar, tentei recriar a partição e rodar o "chkdsk": frustração. Códigos-fonte de alguns programas meus, meu falecido e enterrado site pessoal, entre outros, tudo inacessível. Resumindo: tive um trabalho violento para recuperar esses dados.

Mas usando um programa muito bom que lia o HD bit-a-bit e ia reconstruindo os arquivos: o Easy Recovery. Consegui recuperar por volta de 70% do que tinha, os dados mais importantes. Agora já sou precavido: salvei esses dados em CD e comprei hoje um novo HD, pois esse meu atual está dando sinais de fadiga.

Mas o que dizer de alguém que trabalha com todos os dados mais importantes do seu emprego armazenados no notebook e depois ter o bixinho roubado? Foi o que aconteceu com os proprietários de um notebook na Nova Zelândia. Todos os projetos e arquivos da empresa pra onde trabalham, uma cervejaria, foram junto com o notebook. Por causa dos backups da empresa não estarem atualizados, a cervejaria oferece agora estoque vitalício de cerveja(12 garrafas por mês) para quem encontrar o notebook ou tiver valiosas informações sobre onde este pode ser encontrado.

Um engradado por mês: até que saiu barato para quem não tinha os backups atualizados.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Desde que escritos de uma forma correta. Lembre-se que o seu direito acaba onde começa o de outro.