16 outubro, 2007

Você se considera programador?

Programador não é aquele que diz que faz qualquer programinha de gerenciamento de estoque em VB ou Delphi em um final de semana. Programador não é aquele que se acha o super-duper por ter feito uma rotinazinha em JavaScript que mostra um relógio na "home page" pessoal, muito menos aquele que enche a boca pra falar que fez um joguinho de plataforma usando o Multimedia Fusion.

Programador é aquele que sabe como escrever de forma algoritmicamente eficiente um programa para resolver um determinado problema em menos tempo e com menos gastos de recursos de um sistema computacional.

Porém, o que muitos cursos superiores de computação(Ciência /Engenharia da computação, Análise de sistemas, etc) não abordam -- ou se abordam é de forma muito superficial -- é como o hardware de um computador funciona em baixo nível: principalmente se tratando da memória RAM.

Ulrich Drepper, um respeitado desenvolvedor de software que, entre outras coisas, trabalha para a Red Hat e é mantenedor e colaborador da Glibc(GNU C Library), está disponibilizando um material que trata, desde o baixo nível, como o software interage com a memória RAM.

Abordando tópicos desde os circuitos lógicos das primeiras RAM's até as mais atuais, passando por memórias Cache, Registradores, gargalos e indo até as otimizações que os softwares podem ter para tirar o melhor proveito das memórias.

Pra quem faz algum curso de tecnologia, ou apenas pra quem é um geek autodidata e sedento por informações, o artigo é recomendadíssimo. O artigo foi dividido em 7 segmentos e cada um é publicado em média a cada 1/2 semanas depois do outro. Enquanto escrevo, já se encontram disponiveis os três primeiros.

1 Comentários:

Lucas disse...

Muito esclarecedor :)

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Desde que escritos de uma forma correta. Lembre-se que o seu direito acaba onde começa o de outro.