30 julho, 2008

Minhas impressões sobre o Cuil, concorrente do Google


Bom, muito estardalhaço se fez sobre o lançamento do Cuil(pronuncia-se C*L :Þ ), um motor de busca desenvolvido por ex-funcionários do Google.

Em todas as reportagens, existe aquele marketing de "o meu é melhor que o seu, por causa disso e daquilo". Mas essa propaganda toda não interessa.

Pessoas comuns, usam aquilo que supre suas necessidades, ou oferecem algo a mais que necessitam. Essa premissa é ainda mais válida para Geeks. Se oferece algo que eu preciso e o outro não faz, ótimo! Dentro(e também fora) do universo da internets o que vai fazer diferença é a boa e velha propaganda boca a boca.

Fulano gostou, vai lá, e recomenda pra Siclano, que também gostou, e recomenda pra Beltrano. E, por isso, aqui venho postar minhas opiniões a respeito do motor de busca que tem saco roxo pra tentar concorrer com o oráculo Google.

O primeiro "choque" que você toma é visual: ao entrar no Cuil, você se depara com uma página negra.
Ela contém uma caixa de texto, um botão "Pesquisar" e alguns links, a respeito do Cuil. Enfim, vamos lá.
Minha primeira busca foi "google". Tive um resultado de 516 milhões e lá vai pedrinhas de referências.



"Sabe como é, sem ressentimentos"

A forma como o Cuil retorna os links é bem interessante: em blocos. Na primeira linha, o título da página, logo abaixo um texo-não-tão-curto contido da página e logo em baixo o endereço. Até aqui, google-like. A diferença é que para cada bloco desse, existe uma pequena imagem, como se fosse um "ícone", para ilustração. Isso é novidade pra mim e é bem interessante ao meu ver.


Categorias pra filtrar a busca

No canto superior direito, temos um agrupamento de resultados por categorias. Todo feito em Ajax. Ocupa o mesmo espaço de um "resultado", é menos específico, mas a densidade de links é maior. As vezes, o resultado que você procura já está nesse grupo de categorias, poupando tempo para acha-lo. Ponto pro Cuil.

O design da página é totalmente feito em Ajax, que é a vedete do momento. Animações, carrega resultados sem atualizar a página atual, etc. Marketing? Talvez. Utilidade? A maioria é somente "eyecandy". Máquinas antigas com navegadores não tão modernos podem ter alguns problemas de exibição. Seria útil uma opção pra "desligar" os efeitos eyecandy e deixar somente aquilo que realmente é útil e melhora a navegação.

Hm... Dicas =)

Digitando palavras na caixa de pesquisa, abre-se um menu onde o próprio sistema lhe dá "opiniões" pra facilitar e melhorar sua busca. Esse recurso é interessante e bem útil. Ponto pro Cuil.

Há ainda a opção de habilitar ou não o "Safe Search"(pra impedir a exibição de conteúdos NSFW) e alterar a exibição dos resultados em 2 ou 3 colunas, melhorando a visualização pra resoluções menores.

Como o serviço ainda é novo, há muitos poucos resultados para páginas e sites no Brasil, mas creio que isso não seja um problema e em breve seja resolvido.

Ao meu ver, o Cuil tem um potencial bom, apesar de ainda possuir um conteúdo meio "raso", comparado com o Google. Há alguns problemas de estabilidade, também, e algumas pesquisas retornam resultados não esperados. No total, o mecanismo é promissor, se conseguir superar seus problemas e ser mais relevante que o Google para quem quer achar uma agulha no palheiro da rede.

Experimente você também o Cuil e tire suas próprias conclusões.
Mas não esqueça:



o Google também já foi n00b. ;)

3 Comentários:

Danyllo disse...

Cara, o que eles tem que ter na cabeça é que o google já é sinônimo de busca. Será muito, muito, muito dificil acabar com o google.

Eu arrisco dizer que só prosperará outro mecanismo de busca em duas hipóteses: 1) ser originariamente revolucionário (assim como o google foi); 2) o google der mancada.

Renan disse...

Então Danyllo, antigamente o Yahoo que era sinônimo de busca. O Google tomou o posto por causa da forma revolucionaria que ele funciona(como vc disse).

Logo, ser revolucionario não é impossível, somente difícil. Mancada o google talvez não dê: tem uma equipe muito grande e com muita experiência.

Logo, a única brecha visível no momento é ter qualidade e diferencial, mesmo.

MaMuS disse...

aliais.... o google está ficando grande demais, isso pode ser ruim, e com o tempo eles podem ir perdendo o foco, abrindo umas brechas aqui e ali, até que alguem manda a ver em um buscador genial e a coisa pode não ficar boa para o google =D

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