14 outubro, 2008

Data do final do mundo: 9 de dezembro de 2010

Antes que algum paranóico reclame aos quatro ventos, não, não será em 2012. Adianto também aos habitantes de Varginha, Minas Gerais, que seus velhos conhecidos cabeçudos extra-terrestres não irão nos visitar hoje. Ninguém na tevê falou sobre isso, portanto eu não acredito[/ironia].

O fim do mundo está marcado para o dia 9 de dezembro de 2010. Empresas entrarão em colapso, redes de telecomunicações não mais funcionarão, algumas pessoas se suicidarão ao ver que nada mais passará a fazer sentido depois que o Orkut não funcionar mais, etc.

Mas o que de tão terrível está para acontecer em 2010? Algo que nunca na história desse país nunca se imaginou que poderia ocorrer: esgotamento de endereços IP.

Vê a "bomba relógio" acima? Restam pouco mais de 555 milhões e 700 mil endereços IPv4 disponíveis. Isso é uma estimativa baseada em taxas reais de alocações de endereços IP ao redor do globo. Parece muito? Daqui dois anos, segundo a previsão, todos eles se esgotam. Nenhuma conexão nova com a rede mundial de computadores poderá ser feita.

Sentiu o drama?

Com a crescente leva de aparelhos que se conectam ininterruptamente com a internet, como modens de banda-larga, aparelhos celulares, câmeras IP e mais um monte de bugigangas(sem contar servidores de hospedagem, instituições de ensino, bancos, telecomunicações, etc) o número de endereços IPv4 disponíveis está se tornando mais e mais escasso a cada dia que passa.

Com aproximadamente 4 bilhões de endereços possíveis na época que o protocolo IP foi pensado, imaginou-se que isso fosse o suficiente e até extrapolasse as necessidades reais. Porém com a explosão comercial da internet, esse número é insuficiente.

Com base nesse problema principal, lançaram o IPv6, a sexta versão e sucessora do IPv4, que pode endereçar mais de dez bilhões de bilhões de bilhões(!!!!) de vezes mais endereços que o IPv4 suportou. Acha que estou mentindo? Só pegar um lápis e fazer uma continha: 2^128 endereços do IPv6 contra 2^32 endereços do IPv4. Ah, desistiu? :)

Só pra uma ordem de escala: com esse número de endereços do IPv6, cada grau de areia da Terra poderia ter seu IP próprio.

Poisé. Apesar dessa e outras vantagens, a troca e adoção do IPv6 em detrimento do IPv4 não está sendo eficientemente utilizada. Motivo? Custos de implantação e conversão de redes, entre outros.

Apesar desses entraves, a mudança é necessaria e já possui um cronograma para organizar as etapas de implementação, transição e descarte do IPv4. Aguardamos que todas elas sejam seguidas, porque se metade dos brasileiros não conseguirem acessar o Orkut, o país pára. ;)

18 Comentários:

Gelinho disse...

Endereçar cada grão de areia? Huum.. já ouvi isso em algum lugar :|

Renan disse...

Eu poderia usar qualquer outro tipo de metáfora, mas essa foi a mais "user-friendly" que consegui pensar. :þ

Naiane Mesquita disse...

ó céus..
:D
vim aqui só divulgar pra vc..(ja que nao te encontro no msn)
naiane.mesquita.blogspot.com
Beijos
=*

Carol disse...

Parece teoria da conspiração né?
Gostei!

Abs,
Carol
www.meuveneno.com

Bianca disse...

Nossa que absurdo aheuahue
Juro q fiquei assustada...mas como o bug do milênio e a banda Calypso, já passaram e nós aguentamos, então isso é barra! ahuehaue

Um abraço, valeu pelo comment e gostei daqui tbem!

Mika disse...

Incrivel! Eu não tenho Orkut...Como será que estou "sobrevivendo"?!

anônimo disse...

É meus amigos uma coisa é certa o fim do mundo virá mesmo, mas a data ninguém sabe só Deus o dono das profecias, só ele tem o poder de predizer o futuro, concerteza será pior que esse filme 2010, é a mais pura verdade pois esta escrito nos escritos sagrados a biblia, beijussssss, sobre esse assunto lindaflor441@hotmail.com

GINASTICA RITMICA (projeto do estado) disse...

O mundo só acaba quando a pessoa morre ! E idai se o mundo acabar foi a vontade de Deus . No tempo que estam com medo disso ,falando disso discutindo , vamos preservar o nosso planeta que ganhamos mais e acaso não querem que isto aconteca preserve o que é seu!!!!!!
Dito por uma garota de 12 anos chamada Jennyfer.
OBRIGADAH!!!

Anônimo disse...

legal adorei a data do fim do mundo vou conversa com deus sobre isso.. e vo perdir que ele acabe o mundo esse ano .. se vai ser no dia 09/12/10 então que venha o fim de uma vez! ADEUS PLANETA TERRA A SUA HORA CHEGOU..VOCÊ ESTA SOFRENDO E DEUS NAO ESTA GOSTANDO ELE SOFRE E SE PREUCUPA POR VOCÊ. TERRA VOCÊ JA ESTA DOENTE E O HOMEM CADA VEZ MAIS ESTA DESTRUIDO A BELEZA QUE DEUS FEZ.. AGORA A NATUREZA VAI SE VINGAR E MUITAS COISAS AGORA POR DIANTE ENTAO PARA VIM ENTAO PREPARENSE!

rato molhado disse...

eu acho que isso é uma merda de uma mentira, pq só quem sabe o fim do mundo é Deus!

Anônimo disse...

Estamos no carnaval

e ainda não morri


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ¬¬

LUCAS disse...

meu deus nao quero morrer

Anônimo disse...

não gosto quando certas pessoas sem cultura e sem religião faleam sobre o final do mundo.
se nem jesus sabe quando vai acabar o mundo quem é vcs pra adivinharem...
só deus sabe que dia que mes e que ano vai acabar o mundo por isso vai na igreja mais proxima da sua casa e se conferta.

Anônimo disse...

Fiquem espertos pois a Nasa confirmou um ateroide entre2012 e 2014
Será?

eliasdacruz2009 disse...

OLA ACHO QUE GOSTEI DESTA MENTIRA CIENTIFICA, DO QUE APREDI DESDE A MINHA FORMAÇÃO ACERCA DE MITOLOGIA ACHO QUE ESTE VALEU MUITO JA TEM MEDO ATÉ JA TEM VONDADE DE SE MATAR. É PARA VOS DIZER MEU IRMÃO << FIM DO MUNDO PROPRIAMENTE DITA NÃO EXISTE ISSO É INVECÇÃO DO HOMEM, O QUE SE CONSIDERA COMO FIM DO MUNDO É A MORTE DE CADA UM AQUI NA TERRA. AS RELIGIÕES É QUE USAM MUITO ESSA MENTIRA, PARA APROVEITAR METER MEDO NOS OUTROS PARA SE ENTREGAR A IGREJA FUGINDO DO INFERNO QUE NÃO EXISTE>>.
GOOOOLO GOSTEI DESTA

Anônimo disse...

idiotisse isso!so deus sabera oque fazer.

Anônimo disse...

Hoje e dia 8, vo me preparar pro mundo acabar amanha.
Lol, esse povo n tem oq fazer....

Anônimo disse...

Mais uma tentativa fracassada, hahaha
BLASTOISE!

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Desde que escritos de uma forma correta. Lembre-se que o seu direito acaba onde começa o de outro.