14 dezembro, 2008

Sites antigos que ninguém mais lembra

Começo esse post com uma pergunta: quando você começou a ter acesso a internet? Pra alguns esta é uma pergunta difícil. Mesmo assim, por puro sadismo curiosidade, perguntei pra alguns amigos e conhecidos.

Tive respostas desde “Não lembro” até “Putz, foi em 1996, novembro, dia 10, uma terça-feira às 8h45”. Sim, quem me respondeu assim ou memorizou por ser um momento marcante em sua vida ou me zoou completamente.

Eu lembro que a primeira vez que acessei a internet, foi na minha escolinha de informática, a Futurekids. Deve ter sido por volta de 96/97, na época, eu deveria ter entre 9 e 10 anos. Ela foi a “culpada” por eu ter me tornado o geek que sou hoje.

Mas agradeço todos os dias pela alma caridosa (“Tia” Zeneide!) que teve a sapiência de abrir uma franquia da escola aqui em Campo Grande na época e por meus pais me terem matriculado nela. =þ

Qualquer dia escrevo um post relatando a minha conversão para o “Geekísmo” durante a infância. Não me arrependo nem um pouco.

Voltando pro post, a internet no Brasil chegou por volta do ano de 1987. Coincidência ou não, foi o ano que eu nasci. Inicialmente, só instituições de pesquisa e ensino tinham acesso a rede. Conectavam-se a outras instituições estrangeiras dos EUA via redes da Embratel. A partir disso, a rede nacional veio evoluindo, devido a uma grande necessidade de inter-conexão entre as universidades nacionais.

Foram criados os backbones nacionais, a RNP(Rede nacional de ensino e pesquisa) que fornecia conectividade IP em termos comerciais extremamente competitivos em todos os estados do país e uma reestruturação completa da infra-estrutura necessária para suportar o crescimento da internet no país.

Desde então, a internet foi aberta para uso comercial em 1995 e só cresceu: se popularizou e se tornou o principal meio de comunicação. Por isso, selecionei os principais sites acessados desde 1996(que foi quando realmente a coisa engrenou) e vou colocar aqui.

Quem tem mais de 21 anos ou começou a acessar a internet a partir de 1996 se sentirá velho depois dessa lista. Fortes emoções à seguir. Para qualquer eventualidade, deixe o telefone ao seu lado para ligar ao SAMU ou bombeiros, em caso de ataque fulminante de nostalgíste aguda.

Buscadores

Cadê? – 1996

Atire a primeira pedra quem NUNCA buscou algo no Cadê? ! Na época, era o ÚNICO buscador que retornava um número considerável de sites brasileiros ou escritos em português. Como todos os outros, utilizava um sistema onde o próprio dono do site precisava adicionar sua URL. Teve o auge do seu uso entre 96 e 99.

Altavista – 1996

Um dos mais utilizados no exterior, junto com o Yahoo!. Muitos brasileiros também o utilizavam, quando não achavam o que queriam em outros buscadores. Eu pessoalmente nunca usei.

Yahoo! - 1996

O famoso. Durante seu auge, foi o “Google” da sua época. Tinha um banco de dados enorme. Também funcionava como um portal, onde centralizava todo tipo de informação. Possuía registros de páginas brasucas, porém menos que o Cadê.

Lycos – 1996

Também era muito influente no exterior. A partir de 1998, começou a oferecer hospedagem de páginas pessoais gratuitamente. Lembro que visitava muitas páginas hospedadas no Lycos pra baixar emuladores e roms de videogame, além de mapas e outros add-ons pra Duke Nukem 3D, Doom, etc.

Google – 1998

A versão inicial do buscador que viria a se tornar uma das empresas mais influentes do mundo moderno e que ainda irá dominar o mundo.

Serviços

Xoom – 1996

Um dos mais famosos e usados serviços de hospedagem de páginas pessoais da internet! Essa época era boa! Montar uma página escrevendo HTML na mão ou usando um daqueles editoreszinhos que ajudavam a codificar(coffecup, frontpage, etc). Eu já tive um site lá, mas realmente não lembro qual era a url. É, a idade vai chegando, memória falhando...

Geocities – 1996

Outro site famoso por oferecer hospedagem gratuita pra quem se inscrever. Eu também já tive um site lá, mas, novamente, esqueci a URL. Mas nesse caso, é porque era difícil de lembrar mesmo. Exemplo? www.geocities.com/Heartland/Flats/7676/

Starmedia – 1997

Inicialmente era um portal com conteúdo para sites latinos. Oferecia email grátis e coisa e tal. Tive um email lá. Mas nada muito interessante tinha a oferecer e acabou caindo no esquecimento(pelo menos pra mim).

Uol – 1996

O provedor primogênito da internet brasileira: Universo Online! Um dos provedores mais conhecidos e utilizados nestas terras tupiniquins. Na época, era um dos sites brasucas que mais tinha conteúdo escrito em português. Alguém aí ainda lembra da época de crise que o Uol mandava cds com kits de instalação via mala-direta pelo correio? =P

Zaz – 1997

Provedor concorrente do Uol, antes de ser comprado pelo Terra e melhorar(e muito) o conteúdo, design e qualidade dos serviços prestados.

Zipmail – 1998

Hahaha! Alguém das antigas aí tinha um Zipmail? Quem não tinha, conhecia alguém que tinha. ;)

Menção especial

ICQ – 1996

Site oficial do primogênito dos mensageiros instantâneos! O mais utilizado, mais eficiente, mais completo e melhor MI existente até os dias de hoje! Não, não sou fanboy. Só acho injusta a massiva campanha de marketing feita pela Microsoft aqui no Brasil para uso do MSN. Por isso faço a minha campanha pró-ICQ neste espaço pessoal que tenho. =)

Apesar disso, no exterior, ele é o mensageiro mais utilizado.

Bom, aqui acaba minha seleção dos sites que marcaram a época do inicio da web, o acesso comercial a internet. Pelo menos um site desses você acabou acessando, se pegou essa época. Se sente velho? Tem um aperto no peito? Esta sofrendo de nostalgíste aguda? Eu avisei.

Só tenho um único medo. Mas é MEDO mesmo. Daqui alguns anos, esses filhos da “inclusão digital” lembrarem do tempo que perdiam no quão inútil era o Orkut e fizerem algum texto sobre isso. ;)

---

Agradecimento ao Rub0nes, Platy e RMA por me ajudarem a lembrar desses sites que marcaram época. ;)

Imagens dos sites antigos retirados do Internet Archive.

7 Comentários:

Danyllo disse...

Que post foda! Ver essas coisas emociona, hahaha (e me dá uma sensação de ser velho).

Ainda lembro quando eu comecei a usar a internet, lá da usp, com a conta "ppp" do meu tio, no velho netscape...

Anônimo disse...

lembra do assustador??

Anônimo disse...

Lembra do provedor "My web"?
"Graças a my web"

Renan disse...

@Anônimo: Nunca ouvi falar.

Liv disse...

eu tinha email do terra, mas minha melhor amiga tinha zipmail
mas meu primeiro provedor foi AOL, graças a um cd desses de instalação tb hehehe
poxa... frequentei quase todos esses sites, escrevia html a mão pra deixar meu blog bonito e sei a uin do meu icq de cor até hoje
ô saudade... hehe

Teles disse...

Nossa email do BOL, entrava em salas de bate papo(UOL), IRC, Avalanche, e antes disso comecei no windows 3.1, Sub-Seven, alguns hello world em Clipper, e também lemro meu UIN do icq de cabeça, só que não lembro a senha nem a minha primeira conta de email pra recuperá-la, huahuahaua...
Muito massa lembrar desse passado noob... hauhauha

Ana Letícia disse...

Hahaha, que nostalgiaaa ... eu não passei por todos, mas por um boa parte.

e agora se você usa o Cadê? só aparece pornografia #prontofalei.

;*

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Desde que escritos de uma forma correta. Lembre-se que o seu direito acaba onde começa o de outro.